sexta-feira, 20 de maio de 2016

Resumo da Mobilização Paraibana para o ENET: Ocupação de Secretaria e tudo Mais!!!


Resumindo a Mobilização...

Tendo em vista a participação dos Estudantes Técnicos paraibanos no Encontro Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico(ENET-2016), a APES-PB, junto com os Grêmios Estudantis, foi a entidade que organizou todo o processo de mobilização, visita a escolas e IFs.

Não foi fácil! 
Foram vários problemas para que pudéssemos garantir a ida dos estudantes, entre eles a Falta de Assistência Estudantil do Governo do Estado e da Secretaria de Educação e além disso, dificuldades financeiras para podermos nos movimentar pelo estado.

Nossa meta era garantir a ida de dois ônibus com estudantes para o Rio de Janeiro, local do Encontro, em que um ônibus conseguiríamos com a Reitoria do IFPB(para transportar os estudantes desta instituição) e, outro ônibus com a Secretaria de Estado da Educação(para transportar os estudantes da Rede Estadual de Ensino Técnico).

No IFPB houve uma dificuldade: a Reitoria pediu para os estuantes escolherem entre o ônibus ou a Ajuda de Custo. Não tendo outra alternativa, se não essa, os estudantes preferiram o ônibus e, tiveram de ir em busca de recursos para garantir os Credenciamentos e gastos de viagem.

Já na Secretaria de Estado da Educação(SEE-PB), em que há quase um mês protocolamos ofícios solicitando um ônibus para os estudantes da Rede Estadual de Ensino Técnico e outro solicitando audiência com o Secretário Aléssio Trindade, foi tão difícil quanto no IFPB, se não mais. Mesmo faltando uma semana para viajarmos para o Encontro, que acontecerá na UFRJ, a Secretaria ainda não havia cedido o ônibus que foi pedido, com o motivo de não haver contrato com empresa.

Os indignados estudantes paraibanos sem ônibus para participar do ENET tiveram de buscar outras saídas, outras soluções: dialogamos com a presidência da Assembléia Legislativa. Já a presidência da Assembleia Legislativa, buscando solucionar nosso problema, dialogou com a Reitoria da UFPB, que disponibilizou, felizmente, um ônibus. No entanto, a UFPB não disponibilizou o combustível e, ônibus sem combustível não tem utilidade.

Em busca deste "bendito" combustível, passamos uma semana indo diariamente à SEE-PB(Secretaria de Educação da PB) para conseguir pelo menos isto do Governo da Paraíba. Dentre estas vezes, levamos vários "Chás de Cadeira". A falta de dialogo com os estudantes foi algo perceptível neste processo.

No entanto, os estudantes não levam um "não" tão facilmente! Somos da geração dos que ocuparam centenas de escolas contra a "reorganização", em São Paulo. Somos da mesma geração dos indignados que foram ás ruas de Junho de 2013 por melhorias no transporte público. É nas ruas e na mobilização organizada que os estudantes e a juventude paraibana encontrará o seu caminho!
Uma coisa é certa, entre 26 e 29 de Maio de 2016 os estudantes paraibanos participarão do maior ENET da FENET!

A ação de resistência e pressão foi inevitável!



 
Na noite deste dia 19/05 fizemos uma pequena reunião e, decidimos ocupar!!! A ocupação, que foi no dia seguinte,  foi quase instantânea. Cerca de 30 estudantes de diversas escolas técnicas participaram conscientemente. Vale destacar a participação dos estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa(ECIT-JP), em que, desta escola, foi uma grande parcela da ocupação. 













No dia 20/05, com diversas vozes, cartazes e sonhos, ocupamos os corredores do Gabinete da Secretaria de Educação, que fica no Sexto andar do Centro Administrativo Estadual. Foram quase 1h de ocupação, em que cantamos palavras de ordens como "Não vai ter Arrego! Você não dá o combustível e nós tiramos seus sossego!". Por fim, a Chefe de Gabinete recebeu uma comitiva de 6 estudantes, representantes das escolas e das entidades. Como resultado da reunião e da ocupação, finalmente, os estudantes das escolas estaduais conseguiram um ônibus pela SEE-PB para marcar presença no maior Encontro do Ensino Técnico brasileiro, o Encontro Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico - ENET.


Sobre o Pré-ENET...
Como etapa preparatória para o Encontro Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico(ENET), realizamos na tarde do dia 19/05, no Auditório da Escola Técnica de João Pessoa, em Mangabeira, um Pré-ENET.
A atividade foi iniciada ás 13h, com uma mesa de abertura composta por Maria Denise, diretora de mulheres da FENET; por Jonas Carvalho e Ricardo Ferreira, representando a APES-PB; por Rafaela Figueiredo, representando o Grêmio "Movimente" da Escola e por André França, representando o Grêmio do IFPB-Campus Cabedelo.
Na parte da tarde, houveram duas rodas de debates. Uma roda de debate falando sobre as Ocupações Escolares e, outra roda falando sobre os Cortes de Verbas na Educação. 










Outros posts

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes