segunda-feira, 23 de abril de 2012

FENET completa um ano de Luta em defesa da educação!

Hoje, 23 de abril de 2012, a FENET completa um ano de sua fundação!


Após três dias de intensos debates durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas, os estudantes resolveram fundar a que se tornou uma das maiores entidades estudantis do Brasil, a FENET (Federação Nacional dos Estudantes no Ensino Técnico). Os estudantes também  elegeram como seu patrono José Montenegro de Lima, ex-estudante da Escola Técnica do Ceará (hoje IFCE).

domingo, 15 de abril de 2012

O lado negro do chocolate: crianças escravizadas nas plantações de cacau


Enquanto os maiores fabricantes de chocolates do mundo somam vultuosos lucros na celebração capitalista da páscoa, centenas de crianças são vendidas como escravas na Costa do Marfim para trabalhar em plantações de cacau.
Essas crianças, que em sua maioria nunca nem ao menos provaram um chocolate, são expostas a péssimas condições de trabalho devido à manipulação de facões, o carregamento de cargas pesadas e a exposição a pesticidas, os quais fazem sentir seus efeitos 20 ou 30 anos depois.
O jornalista dinamarquês Miki Mistrati denunciou essa situação de barbárie no premiado documentário O lado negro do chocolate, visitando desde os pontos de tráfico de crianças nas fronteiras da Costa do Marfim até as plantações nas quais as crianças são escravizadas.
Quando questionadas sobre os fatos, empresas beneficiadas com essa situação tais como Nestlé, Mars e Kargill, entre outras, se recusaram a dar qualquer declaração. Estas limitaram-se a emitir uma nota conjunta na qual declaravam, entre outras coisas, que nos últimos 9 anos investiram – todas juntas, vale ressaltar – 6 milhões de euros em programas de assistência.
Se isso parece alguma coisa, é importante notar, no entanto, que o lucro da Nestlé – sozinha – foi de 12 bilhões de euros no ano de 2009. A mesma Nestlé que detém 12% do mercado mundial.
Mário Lopes

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Seminário Universidade Brasileira acontecerá em Campina Grande (PB)


Nos dias 20, 21 e 22 de abril deste ano acontecerá na cidade de Campina Grande (PB) o 3º Seminário Universidade Brasileira, que terá debates e mesas-redondas sobre temas como autonomia universitária, permanência e assistência estudantil e a campanha nacional por 10% do PIB para a educação.
O evento que já está em sua terceira edição se realiza nas imediações da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) pela importância que a instituição assumiu no último período relativamente à luta dos estudantes das universidades públicas por autonomia, por conta da resistência que estudantes e trabalhadores da UEPB vêm imprimindo contra o decreto autoritário do governador Ricardo Coutinho, que corta R$ 9 milhões do orçamento, já pequeno, da UEPB e passa a depositar o recurso da instituição não mais na conta da universidade, mas numa conta controlada pelo governo do estado.
Vários são os problemas, para além da autonomia que os estudantes brasileiros enfrentam. São moradias com vagas insuficientes e caindo aos pedaços, são bandejões caros e limitados no número de refeições, são bolsas de iniciação científica inacessíveis e uma absurda falta de democracia no geral das instituições de ensino superior. O Seminário busca discutir estes temas tão importantes para a realidade universitária e contribuir com a organização dos estudantes para reivindicar estes e outros direitos.
                A inscrição custará R$ 30,00 e poderá ser feita na hora do credenciamento, no local do evento. Para maiores informações mande um e-mail para universidadebrasileira@gmail.com ou entre em contato pelo telefone (83) 98026578.

Outros posts

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes